A Internet dos Valores

Cotação XRP/USD do bitstamp na segunda metade de novembro.

 

Quando o bitcoin foi apresentado ao público em 2009, o mundo entrou em uma nova era, uma transformação radical de como as pessoas podem enviar e receber artigos digitais únicos, aos quais se pode atribuir valor, sem a necessidade de uma entidade centralizada que verifique as transações. A moeda bitcoin pode ser transferida de maneira única graças a uma rede formada pelos próprios usuários do protocolo, que verifica cada transação para que o mesmo bitcoin não seja enviado mais de uma vez, como fazemos com os emails. Essa solução genial permite que hoje em dia pessoas do mundo todo possam trocar seus bitcoins com a certeza de que seus envios chegarão aos destinos corretos e que os bitcoins recebidos estão sob total controle do recebedor. É a primeira “criptomoeda” que pode ser usada sem nenhuma empresa, sem nação, mantida apenas pelos usuários e cuja quantidade é limitada; ou seja, uma “moeda” que dispensa a necessidade de se confiar em uma entidade que garanta seu valor e confiablilidade. Esse conceito inovador ganhou o mundo e essa teconologia mostrou que veio pra ficar.

Quando o protocolo ripple apareceu em 2012, bem como outras tecnologias chamadas coletivamente de critptomoedas 2.0, tornava-se possível ter, em uma mesma rede, uma “criptomoeda” que depende apenas de um protocolo para existir, e outras “criptomoedas” que podem ser emitidas por usuários, que lhes podem atribuir um valor arbitrário (como 1 USD = 1 dólar, ou 1 XAU = 1 onça de ouro, etc). Além disso, os usuários desses protocolos podem enviar esses “ativos personalizados” a outros usuários que os aceitem e podem colocar ordens de troca desses ativos por outros, emitidos por qualquer outro usuário de sua escolha, criando uma rede mundial para troca de qualquer valor, a chamada “Internet dos Valores”. Tal tecnologia pode transformar completamente a maneira como o as pessoas enviam e recebem valores. Você já imaginou um mundo no qual fazer um pagamento ou enviar um valor seja tão simples, rápido e sem fronteiras como enviar um email, não importa que moeda/valor você use? Pois esse será o futuro, e esse futuro está mais próximo do que você imagina.

No vídeo abaixo (em inglês), o CEO da Ripple Labs compartilha a sua visão de como o Ripple ajuda a criar a Internet dos Valores:

Querendo fazer parte dessa transformação e reforçar a posição do Brasil no “mapa das criptomoedas” e da evolução financeira que nos espera, nós da Netmint criamos a Rippex, uma plataforma que converte ativos externos ao ripple em ativos dentro do ripple e vice versa. Isso permite que uma pessoa que possua os ativos ripple emitidos por nós tenha a certeza que seu valor está garantido, podendo negociar com tranquilidade, liquidez e rapidez.

Escolhemos inicialmente o protocolo Ripple por encontrarmos aí a abertura necessária para construir qualquer tipo de aplicação sobre sua base, pelo seu processo de consenso rápido (3 a 5 segundos atualmente) e porque gostaríamos de aportar algo novo, tanto para os usuários de criptomoedas quanto para as pessoas que não tem contato com essa tecnologia. O Ripple tem mostrado um crescimento consistente de sua rede, tanto em valores negociados como em empresas que investem em integração com o protocolo. Os exemplos mais famosos são o banco alemão Fidor e os bancos americanos Cross River Bank e CBW Bank, mas antes mesmo dos bancos, o Ripple já estava integrado a startups do meio Bitcoin como o Bitstamp, o LakeBTC, o Justcoin, e outros.

Acreditamos que a relação próxima entre uma criptomoeda como o XRP ou o Bitcoin com outros ativos mais estáveis pode ajudar muito a diminuir a aversão causada por sua volatilidade típica ou, para os apreciadores de volatilidade, permitir mudar de uma posição a outra em segundos, com uma variedade de escolhas muito grande. Nosso modelo é criar e manter ativos de valor no Ripple, que dão acesso à muitos tipos de ativos lastreados por diversos valores, desde moedas virtuais como o Bitcoin e o XRP como metais preciosos e outras moedas nacionais.

Estamos apenas no início de uma grande mudança e nos primeiros passos de uma tecnologia muito poderosa que pode redefinir a internet. Esperamos que essa mudança traga muitos benefícios, especialmente aos usuários finais, que poderão ter mais controle sobre suas transações, mais liberdade financeira, mais transparência, mais segurança e uma economia mais compartilhada.

Queremos que a Rippex seja uma porta de entrada para muitos usuários interessados nessa evolução econômica. Estamos empolgados com o interesse demonstrado pela comunidade brasileira pela Rippex e pelo ripple, que superou as nossas expectativas. Sejam bem vindos e aproveitem a Rippex. Participem através de feedbacks, idéias e comentários, para construirmos o serviço como você quer.

Obrigado!

Jan, Patrick e Rafael

Criadores da Rippex

 

Para saber mais:

Ajuda

https://blogs.wsj.com/moneybeat/2014/09/24/ripple-signs-first-two-u-s-banks-to-bitcoin-inspired-payments-network/

https://ripple.com

Para começar:

Crie uma conta ripple