A Rippex está crescendo

 

O cenário

O último ano foi, em muitos aspectos, consolidador para a tecnologia por trás dos chamados “ledgers descentralizados”, ou coletivamente “blockchain technology”, com muitas instituições financeiras anunciando parcerias (Western Union, Westpac, ANZ, Commonwealth Bank, Earthport, etc), pesquisas (VISA, Barclays), criação de ativos digitais (Citicoin), e há algumas startups explorando aplicações não financeiras (LaZooz, Storj). Além disso, consultorias renomadas começam a endossar a “blockchain tech”: IDC, Deloitte, McKinsey, Accenture, Capgemini. Até mesmo o Fed está pesquisando, em sua força-tarefa para melhorar os pagamentos nos Estados Unidos.

Nós da Rippex dedicamos um tempo considerável atendendo a demanda de Instituições Financeiras por informação sobre as novas tecnologias. Nas várias conferências que participamos, formulamos alguns casos de uso e modelos, ouvimos perguntas, entendemos problemas, elaboramos possíveis soluções, e entendemos que era o momento de dar o próximo passo.

A parceria

Neste cenário, a Rippex assinou uma parceria com a Cloudpar, e acaba de receber dois reforços de peso, Ricardo Dortas Schonhofen e Paulo Lavinas, ambos recém saídos do PagSeguro.

O PagSeguro é a maior plataforma de pagamento digital do Brasil, com 360.000 vendedores e 31 milhões compradores, mas começou apenas com uma idéia há 8 anos. Ricardo e Paulo estavam lá no começo dessa escalada vertiginosa e adquiriram um profundo conhecimento dos problemas e soluções no âmbito dos pagamentos e dos ativos digitais.

Ricardo e Paulo integrarão o time de desenvolvimento de negócios da Rippex, colocando novamente sua experiência e energia em favor da inovação financeira.

A parceria tem como foco elaborar novas soluções para problemas atuais e atender áreas de interesse de instituições financeiras, corretoras de valores, instituições de pagamento e outras empresas, através da criação de plataformas bancárias e de trading, soluções inovadoras de pagamento e ainda outros serviços baseados nas características únicas de tecnologias como o Ripple.

Ricardo Dortas Schonhofen

Ricardo é formado em administração pela Universidade Salvador, com pós na Escola de Negócios da UFRJ e na Columbia Business School. Tem experiência em trading de ativos no Banco Safra, consultoria financeira na Ernst & Young, fundou o PagSeguro e foi seu CEO por 8 anos, dirigindo seu crescimento e consolidação como líder no mercado de pagamentos digitais. Atualmente é um dos principais nomes brasileiros do e-commerce.

Paulo Celso Lavinas Barbosa

Formado em ciência da computação pelo IME-USP e pós-graduado nas áreas de administração, economia e finanças pela INSPER, FIPE e FIPECAFI, iniciou sua carreira nos anos 80, desenvolvendo sistemas para o mercado financeiro. Participa da construção da internet no Brasil desde seu início, liderando a concepção e desenvolvimento de diversos sistemas e serviços para empresas como CompuServe e UOL. Foi fundador do PagSeguro como seu líder técnico e mais tarde como responsável pela criação e gestão de suas estruturas de controle financeiro e operacional.

Caso tenha interesse em saber mais, ou esteja interessado nas novas tecnologias financeiras, envie um email para partners@rippex.net.

Para saber mais sobre aplicações práticas dos ledgers descentralizados, veja também:

Ripple e Bitcoin no fórum econômico mundial

A internet dos valores

Notícias relacionadas: